5 dicas para para montar um brechó online

Quantas vezes compramos uma roupa, usamos uma ou duas vezes no máximo e deixamos de lado? A roupa não foi tão barata assim, está em um ótimo estado, então porque não ganhar um dinheiro extra e de quebra liberar espaço no guarda-roupas? Foi com esse pensamento que criei um perfil no Instagram chamado Brechó Monte O Look

Em um primeiro momento achei que ninguém jamais pagaria por algo que eu havia usado, mas em poucos dias consegui vender quase todas as peças que publiquei e vi que a demanda só aumentava. Cheguei a participar de bazares e desde então sempre que quero desapegar de algo, publico as fotos no perfil e em questão de horas consigo efetuar as vendas.

Com esse tempinho de experiência, separei algumas dicas para quem quer ganhar um dinheirinho e ter o seu próprio brechó:

1. Preço justo
Eu sei que dá uma pena vender aquele vestido caríssimo por menos da metade do preço, mas temos que lembrar que a partir do momento em que o produto sai da loja, ele perde bastante o valor. É claro, você deve levar em consideração custos e não adianta vender barato algo que vale um pouco mais, mas tente ser justo nos preços em que colocar. Uma dica legal é separar todos os produtos e chamar algumas pessoas para te ajudar a escolher os preços, ter uma visão de fora acaba facilitando nessas horas.

2. Aparência é tudo
Ao tirar fotos para publicar tente sempre fazer algo diferente, se possível vestindo a roupa em um cenário legal. Não precisa ser algo muito elaborado, mas pense no seu brechó como uma loja de marca, que sempre capricha em todos os detalhes. Isso faz muita diferença e acaba chamando atenção das pessoas. Fotos legais, legendas interessantes e até mesmo uma sacola bonitinha na hora da entrega, fazem toda a diferença.

3. Atendimento diferenciado
Sempre imagine seu brechó como uma loja de verdade, não é porque você está vendendo produtos usados que não deve atentar-se aos detalhes. Dê atenção aos clientes, bom atendimento fideliza as pessoas e pode te gerar bons resultados. Já aconteceram várias vezes de uma pessoa comprar uma peça e a partir dai, sempre acompanhar o que posto e fazer compras grandes posteriormente. 

4. Organização
Seja organizado, crie uma planilha com o valor e descrição de todas as peças. Se possível, etiquete os produtos. Isso facilitará muito na hora em que você for checar preços ou em momentos que alguém queira ver todas as peças, isso fará com que facilmente seja identificado o valor.

5. Despesas
Por último, não é bem uma dica, mas selecionei os gastos básicos que tive e que acho necessário ter. 
  • Sacolas plásticas: são indispensáveis, se quiser pode fazer algo mais elaborado, mas aquelas sacolinhas brancas são o básico do básico para quem for realizar vendas.
  • Etiquetas: você pode escolher as mais simples, mas acho que as personalizadas dão todo um charme. Dessa última vez fiz 500 etiquetas em uma gráfica on-line e gastei em torno de R$100. É um gasto desnecessário, mas que dá um charme e diferencial ao negócio.
  • Pistola de etiqueta: quando você compra uma roupa a etiqueta não vem presa com um plásticozinho transparente? São com essas pistolas que elas são colocadas. Ela custa em torno de R$30 mas vale muuuuito a pena. 
  • Entrega: é uma despesa que você deve levar em consideração. Por exemplo, cobro R$5 reais de taxa para entregar em qualquer lugar da cidade, mas você precisa avaliar se esse valor cobre seu custo e você não sairá no prejuízo. O ideal é fazer todos os cálculos antes para realmente ter um retorno financeiro esperado.
E pronto, tenho certeza que com essas dicas vocês irão arrasar. Ah, e se você fizer ou já tiver algum brechó online compartilha conosco nos comentários. Amo/sou roupas baratinhas!


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